Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações, sob enfoque de Saúde Pública é o objetivo principal deste Blog, o qual é produzido no LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

Recomenda-se que as postagens sejam lidas junto com os comentários a elas anexados pois, de um lado, são produzidas por estudantes em circunstâncias de treinamento e capacitação para atuação em Assuntos Regulatórios e, de outro lado, são temas que envolvem poderosas influências de marketing, com alegações nem sempre cientificamente comprovadas. Esses equívocos, imprecisões e desvios ficam evidenciados nos comentários em anexo.

Além dos trabalhos dos alunos de Química Bromatológica e das pesquisas dos bolsistas do Grupo PET, o Blog também apresenta reportagens e notícias selecionadas, a legislação pertinente bem como artigos técnicos e informações diversas sobre o tema.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Controlar o glúten na dieta pode ajudar a emagrecer

Nutricionistas falam sobre as vantagens de reduzir o consumo de glúten na alimentação diária.



video


O glúten é uma proteína encontrada em algumas farinhas e grãos
Os alimentos que contem glúten são aqueles feitos a partir de farinha de trigo, centeio cevada e aveia.
Por causa das pessoas portadoras da doença celíaca, uma hipersensibilidade ao glúten, por lei, todos os produtos indicam se ele tem ou não esta proteína.
Mas muitos nutricionistas estão retirando o glúten da alimentação dos pacientes por outros motivos.
Você pode continuar comendo pães, biscoitos ou bolos. É só consumir produtos feitos com farinha de arroz, de mandioca, de milho ou de batata já existe até macarrão sem glúten no mercado.
Tudo que é feito a base de polvilho também não tem a proteína, como biscoitos e pão de queijo.

Fonte:Jornal Hoje.Edição do dia 23/02/2010.
Disponível em:http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1502015-16022,00-CONTROLAR+O+GLUTEN+NA+DIETA+PODE+AJUDAR+A+EMAGRECER.html

Nenhum comentário: